top of page

ATUAÇÃO

ORIENTAÇÃO PARENTAL

Consciência e coerência na parentalidade

Novos tempos pedem novas formas de significar e isso se reflete nos termos que adotamos para expressar pensamentos, sentimentos e ideias.

Você já deve ter observado como tem sido cada vez mais recorrente o uso de palavras como parentalidade, maternar e paternar. Tudo isso forma parte de uma nova consciência quanto aos processos cognitivos e afetivos que envolvem a constituição familiar, sobretudo se existe a intenção de assumir as funções de maternagem e paternagem.

Fato é que essas expressões estão surgindo somente agora na vida de muitas pessoas com filhos e filhas adolescentes, podendo gerar a sensação de falta de escolha ou possibilidade de ter agido diferente. 

Deixo aqui um convite para vermos essa fase desta outra perspectiva.

Reconhecendo novos caminhos

Muitas mães compartilham que fizeram “tudo errado” e já não tem mais o que fazer quando não conseguem ter diálogo com os filhos adolescentes. 

 

Como orientadora parental, contribuo para que a maternidade possa ser percebida como um caminho de desenvolvimento pessoal para quem desejar trilhá-lo. Nesse processo, o momento de ação se revela quando fica claro para nós o que funciona e o que não funciona mais.

 

Vamos fazer um exercício:

 

Imagine que na adolescência você decidiu ingressar em uma carreira e mais tarde percebe que ela não faz mais sentido. Você pode reconhecer que a escolha fez parte de outra fase e reformular, ou se manter insatisfeita pela vida afora.

 

A maternidade, tal como nossa vida profissional, precisa de revisões, aperfeiçoamentos e reformulações de caminho. Observe a sua caminhada materna: ela não se mantém a mesma desde o nascimento do filho até sua idade adulta.

 

Agora imagine que você começou um negócio próprio. Em seu nascimento, ele é pequeno e exige um acompanhamento presencial constante. Com alguns anos, você adquire competências, contrata pessoas para ajudá-la e delega algumas tarefas. É como o filho que vai para a escolinha na primeira infância: você se vê mais livre para outras funções, surgem novos desafios, e assim por diante.

 

A adolescência é uma nova fase e novos arranjos precisam ser estabelecidos. Como mães, crescemos junto com nossos filhos e esse desenvolvimento contínuo exige o nosso olhar para dentro de nós e é o que permite nossos filhos crescerem e se perceberem como alguém independente de nós.

 

Parte da nossa missão é que eles se tornem seres autônomos, sendo assim, seja na fase que for, desperte a consciência de que você pode construir e reconstruir sua maternidade. É possível fazer diferente!

O que fazer para transformar?

No processo de orientação parental, através da Metodologia da Parent Brasil, contribuo para apoiar essa fase de transição familiar, facilitando o reconhecimento dos pontos de tensão que desencadeiam em angústia e sensação de que é impossível lidar com tantas demandas pessoais e ainda dar conta das emoções, sentimentos e desentendimentos presentes nas relações.

 

Como é o processo:

  • Uma jornada prática  individual ou em grupo;

  • Em 10 sessões estruturadas para expandir a consciência e a fluidez da conversa;

  • Uso de ferramentas para trazer a motivação através de questionamentos focados na meta desejada;

  • Acesso à própria engrenagem e modelo mental, visão de mundo e relações.

 

A partir do processo, você:

  • Acessa, compreende, integra e organiza seus estados emocionais;

  • Adquire autoconhecimento, autodesenvolvimento, autoestima e autoconfiança;

  • Vivencia os próprios ciclos com uma visão mais ampla;

  • Reconhece o estilo de vida que deseja aliar ao que acredita;

  • Aprimora a qualidade dos seus relacionamentos;

  • Encontra clareza sobre o impacto de suas escolhas para lidar com os obstáculos em sua caminhada;

  • Passa a agir em prol da conquista de objetivos, compreendendo que o caminho também precisa ser desfrutado;

  • Delimita o tempo necessário para o crescimento individual e, assim, se comunica com consciência e coerência, harmonizando as áreas da vida que lhe são importantes.

Fazendo todo o percurso desta jornada, na prática, obtém os resultados acima descritos, construindo uma nova lente por onde se percebe o todo da vida familiar e os demais contextos de suas relações, a começar por si mesma.

Vamos conversar?

 

Marque uma consulta e deixe florescer quem você realmente deseja ser!

Psicóloga - CRP. 06/108785

Adriana Gardin Psicóloga

Fotografia: @somniarefotoefilme  por @daniortiz.fotografia

Revisão de texto e imagens: Luciene da Silva Santos

© 2022 por Kiron. Todos os direitos reservados

 São Paulo 

bottom of page